UM POUCO DE HISTÓRIA

Maio de 2014 foi mais uma data histórica para o Sport Club Corinthians Paulista. No dia 10 daquele mês, a Fiel podia, enfim, chamar um lugar de casa: a Arena Corinthians era inaugurada com a realização de um jogo marcante: Corinthians x Corinthians, com a participação de mais de 100 ex-jogadores do Timão.

Mas a história da Arena Corinthians começou, de fato, no dia 1º de setembro de 2010, quando a construção do tão sonhado estádio alvinegro foi confirmada na festa do centenário do clube no Vale do Anhangabaú, para cerca de 150 mil pessoas.

Já o pontapé inicial da obra foi dado às 8h14 do dia 30 de maio de 2011, quando foram ligadas as primeiras máquinas na obra da Arena Corinthians, para o trabalho de terraplanagem, quando tudo não passava de um grande terreno de 197 mil m², no bairro de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

Depois, o estádio foi confirmado como a sede de abertura da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

As obras prosseguiram até 2014, quando foram realizados os eventos-teste para a maior competição do futebol mundial.

De lá para cá, a Arena Corinthians virou ponto turístico de São Paulo, dando uma projeção inédita ao bairro de Itaquera. E, mais do que tudo, a casa da Fiel.

CONSTRUÇÃO

CONCEITO ARQUITETÔNICO

A Arena Corinthians tem um projeto único se comparado aos grandes estádios do mundo, com uma ideia que foge do lugar-comum. Sem seguir um conceito convencional, a casa alvinegra foi moldada em um formato retangular, que aproxima a torcida do campo de jogo e garante a visibilidade para todos os presentes. A sensação do torcedor é de estar muito perto do que está acontecendo no gramado.

O estádio corinthiano possui quatro setores – Norte, Sul, Leste e Oeste –, com duas grandes arquibancadas laterais. No lado leste, foi construído um enorme painel de LED, com 170 metros de largura e 20 metros de altura. Já no Oeste, há um painel de vidro formado por 1.350 peças, em uma área de 240 metros de comprimento por 30 metros de altura.

Dois telões de 30m x 7,5m, os maiores do mundo em estádios de futebol, foram construídos acima dos setores Norte e Sul, que são projetados tanto para os torcedores dentro da casa do Timão como também para os que estão fora.

EVOLUÇÃO DA CONSTRUÇÃO

FOTOS E VÍDEOS

Confira fotos e vídeos com imagens de todos os setores da Arena Corinthians, de dentro e fora do estádio alvinegro.

GALERIA DE FOTOS

Os melhores clicks da casa da Fiel. Clique acima e veja as imagens.

VÍDEOS

A expectativa antes dos jogos, a emoção da Fiel no estádio e os melhores momentos do Corinthians na casa alvinegra.

avaliação da arena

Confira alguns resultados da avaliação que fizemos com nossos visitantes no último semestre.

88

dos usuários consideraram a limpeza de bom a ótimo

7

foi a nota média de 0 a 10 dada em relação ao acesso ao estádio

8

foi a nota média de 0 a 10 dada em relação à experiência do torcedor na Arena Corinthians

EVENTOS HISTÓRICOS

Em pouco tempo, a Arena Corinthians se tornou um dos estádios mais importantes da história da cidade de São Paulo. O estádio alvinegro será o único da capital paulista a receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

JOGOS OlÍMPICOS RIO 2016

A Arena Corinthians foi a sede da cidade de São Paulo nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O estádio alvinegro recebeu 10 partidas dos torneios masculino e feminino na competição, incluindo o jogo entre Brasil e Colômbia, das quartas de final do torneio masculino, a semifinal masculina entre Alemanha e Nigéria e a decisão do bronze entre as mulheres de Brasil e Canadá.

Passaram pela Arena Corinthians as seleções masculinas da África do Sul, Alemanha, Brasil, Colômbia, Iraque e Nigéria. No futebol feminino, jogaram na casa corintiana as seleções da Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, França e Zimbábue.

A competição olímpica masculina foi disputada por jogadores de até 23 anos (nascidos após 31 de dezembro de 1992) e envolveu 16 seleções, de 4 a 20 de agosto. O Brasil conquistou, na ocasião, a sua primeira medalha de ouro olímpica no futebol. No feminino, a competição foi de 3 a 19 de agosto e a Alemanha foi a melhor das 12 seleções, conquistando o ouro.

COPA DO MUNDO 2014

No dia 12 de junho de 2014, a expectativa e ansiedade do planeta bola chegaram ao fim com o início da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Com mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, e cerca de 60 mil in loco, a casa da Fiel recebeu a partida inaugural do torneio: Brasil e Croácia. Os croatas saíram na frente, com gol contra de Marcelo, mas os brasileiros viraram, com tentos de Neymar (2) e Oscar, e fecharam o placar em 3 a 1.

Na primeira fase, a Arena Corinthians ainda recebeu outras três partidas: Uruguai 2 x 1 Inglaterra, no dia 19; Holanda 2 x 0 Chile, no dia 23; e Coréia do Sul 0 x 1 Bélgica, no dia 26.

Antes de voltar a receber os jogos do Timão, a Arena Corinthians se despediu da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 ao receber dois jogos épicos. No dia 1º de julho, pelas oitavas de final, a Argentina superou a Suíça no fim do segundo tempo da prorrogação ao anotar 1 a 0 com Di María.

No dia 09, o estádio corinthiano recebeu novamente a Seleção Argentina. Desta vez, na semifinal. Contra a Holanda, os argentinos suaram um pouco mais para vencer nos pênaltis (4 a 2), após empate no tempo normal e na prorrogação em 0 a 0. O recorde de público da Arena Corinthians pertence a este duelo: 63.267 pagantes

  • Criolo

    Quando estou na Arena Corinthians com meu pai nos sentimos as pessoas mais felizes do mundo.

    Criolo

  • Thiaguinho

    Foi incrível! Além do estádio estar lindo, é muito bem estruturado. O tratamento de vocês (Corinthians) foi demais! Agradeço muito e informo que virei mais vezes! Obrigado pelo carinho, me senti especialmente bem quisto!

    Thiaguinho

  • Bruno Belutti

    A Arena é um lugar incrível, muito bonito, onde tudo parece perfeito. Mesmo morando tão longe, tenho muito prazer em ir, pois faço questão de apoiar o Corinthians e lá eu me sinto em casa.

    Bruno Belutti

  • Giancarlo Esposito (Gus de Breaking Bad) – Fonte:  Fox Sports

    O lugar é magnífico, com mármore e LED, além de uma torcida fantástica.

    Giancarlo Esposito (Gus de Breaking Bad) – Fonte: Fox Sports